O presidente Biden está liderando o ex-presidente Trump por 6 pontos em um hipotético confronto presidencial de 2024, mostram novas pesquisas.
Em uma pesquisa do Yahoo News-YouGov divulgada na quarta-feira, 48% dos eleitores registrados disseram que votariam em Biden “se a eleição de 2024 fosse realizada hoje”, enquanto 42% disseram que votariam em Trump.
Biden tinha uma vantagem de 3 pontos na hipotética revanche de 2020 em uma pesquisa semelhante de agosto . O apoio de Trump foi constante em ambas as pesquisas.
A vantagem cada vez maior do presidente sobre seu antecessor vem na esteira do discurso “Alma da Nação” de Biden na semana passada. Durante o raro discurso político no horário nobre, Biden criticou Trump e seus apoiadores de “Make America Great Again” como um perigo para a democracia.
Os índices de aprovação de Biden também estão subindo de mínimos recordes no início deste ano, em meio a uma série de vitórias legislativas para os democratas e a queda dos preços da gasolina. A nova pesquisa encontrou o presidente com um índice de aprovação de 43% entre os eleitores registrados.
Mais democratas dizem que Biden deveria concorrer novamente do que não deveria, uma reversão dos resultados de agosto.
No mês passado, 43% dos democratas disseram que Biden não deveria buscar a reeleição, enquanto 35% disseram que ele deveria. Na última pesquisa, 30% dos democratas disseram que ele não deveria e 44% disseram que sim.Ex-promotor federal diz que Barr o demitiu porque investigações ameaçavam as chances de reeleição de TrumpMinnesota Timberwolves diz estar ‘desapontado’ com comentários anti-gay de Anthony Edwards
Os democratas também estão à frente dos republicanos por 5 pontos em uma votação genérica do Congresso, com 45% dos eleitores registrados dizendo que votariam no hipotético candidato democrata e 40% dizendo que apoiariam o republicano.
Ao mesmo tempo, apenas 24% dos eleitores registrados disseram que Biden deveria buscar a reeleição. Cinquenta e nove por cento disseram que não deveria, e o resto não tinha certeza. Por outro lado, 29% disseram que Trump deveria concorrer em 2024, enquanto 60% disseram que não.
Realizada de 2 a 6 de setembro, a pesquisa entrevistou 1.634 adultos norte-americanos ponderados por sexo, idade, raça, educação, status de registro eleitoral e voto presidencial de 2020. A pesquisa teve uma margem de erro de 2,6 pontos percentuais.